Responsive Ad Slot

Ultimas

latest

Zema inaugura escritório da Emater-MG em Unaí

Zema inaugura escritório da Emater-MG em Unaí.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

/ by Grupiara
Zema inaugura escritório da Emater-MG em Unaí
O governador Romeu Zema inaugurou hoje (24/10), em Unaí, na região Noroeste, o escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG). O município é o maior produtor de grãos de Minas Gerais, com uma participação de 7% no estado. As culturas de maior destaque são algodão, milho, soja e feijão.
Em seu discurso, Romeu Zema lembrou que, durante o período de campanha, afirmava que seu governo faria uma gestão próxima e amiga de quem investe, trabalha e gera empregos. “E o que a Emater faz, não é isso? Trabalha, investe e gera empregos. Então, tenho a obrigação de estar presente, no meu governo, em todas as unidades possíveis”, enfatizou.
De acordo com o governador, Unaí só se tornou a cidade que é, uma das que mais crescem em Minas, devido a uma agricultura pujante, fruto do trabalho da Emater-MG. Zema aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito do município, José Gomes Branquinho, por ter viabilizado o imóvel do novo escritório. “Com certeza, vai atender melhor o produtor rural. Com isso, fico imensamente satisfeito de ver que estamos caminhando no sentido do desenvolvimento”, afirmou.
Romeu Zema lembrou que, nos últimos anos, o Governo de Minas e o do Brasil se transformaram muito mais em obstáculo e dificuldade para quem trabalha e investe do que um agente fomentador ou facilitador. “O que vejo agora é que estamos trilhando um caminho inverso. Estamos simplificando a parte tributária, agilizando as licenças ambientais para que quem produz não viva mais esse pesadelo de ter que aguardar anos para poder produzir, e que muitas vezes desistia”, acrescentou.
Além do governador e do prefeito, participaram da inauguração do escritório da Emater-MG a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini; o secretário de Governo, Bilac Pinto; o secretário de Saúde, Carlos Eduardo Amaral; o presidente da Emater-MG, Gustavo Laterza; o gerente regional da Emater Unaí, Hector Carlos Barreto Leal, e os deputados Inácio Franco, Coronel Sandro e Zé Silva.
Saúde
O governador aproveitou a agenda no município para fazer três visitas na área da Saúde: as obras do Hospital do Câncer, as dependências do Hospital Municipal Dr. Joaquim Brochado e a área de atendimento à saúde da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). O governador conheceu o centro de convivência do Hospital Municipal e foi recebido pelo grupo de voluntários que auxiliam no tratamento dos pacientes e pelos membros da diretoria administrativa.
Durante a visita, Romeu Zema afirmou que a região Noroeste ficou para trás na Saúde nos últimos anos. “A maioria das pessoas recorre a tratamentos em Brasília, Patos de Minas, Barretos. Queremos solucionar essa questão. Já estamos analisando a construção de um hospital regional. Sabemos que as dificuldades financeiras do Estado não permitem, mas quem sabe melhorar o hospital municipal até que o Estado tenha condições de resolver definitivamente esse problema”, disse.
Prefeitos
Outro compromisso foi o encontro com os prefeitos da região Noroeste, na Câmara Municipal. O governador aproveitou a presença das lideranças para lembrar que, durante 2016, o Governo do Estado deu início ao corte dos repasses, situação que permaneceu em 2017 e 2018. “Fizemos a transição em janeiro, mas não tínhamos conhecimento das contas do Estado Desde 1de fevereiro, passamos a realizar os repasses constitucionais religiosamente em dia e no valor correto”, afirmou.
Segundo Zema, os prefeitos não devem pagar a conta de gestões irresponsáveis. “Tivemos que fazer uma redução drástica de custeio nas secretarias e vamos continuar dessa forma. Em março firmei, perante o Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais e a Associação Mineira de Municípios, o acordo que vai possibilitar que as prefeituras recebam os R$ 7 bilhões atrasados. Estamos trabalhando para que essa dívida seja honrada”, garantiu.
Avanços
Zema chamou atenção para alguns avanços alcançados nos dez meses de governo, como a definição de datas para o pagamento dos servidores e a quitação do 13º. “Terminamos de pagar o 13º do funcionalismo que não foi honrado pelo último governo”, lembrou.
O governador também citou a redução das despesas do Poder Executivo. Na Cidade Administrativa, sede do governo, só no Prédio Tiradentes estamos economizando R$ 90 mil por mês de energia elétrica. Temos que agir dessa maneira. Semanalmente me reúno com o secretariado. Eram 21, agora são 12. Reduzimos o efetivo do Estado, que havia se tornado um grande cabide de empregos”, criticou.
O governador comentou sobre a queda dos índices de criminalidade no estado. “Unaí e Paracatu foram os municípios onde os índices mais reduziram. Isso foi possível sem elevar o custeio. O que fizemos foi melhorar a utilização dos recursos que temos. Polícias Militar e Civil talvez nunca tenham trabalhado de forma tão integrada”, ponderou.
Já na área de atração de investimentos, Romeu Zema afirmou que Minas está registrando o melhor ano em atração de negócios dos últimos oito anos. “Quem se lembra da minha campanha sabe que a bandeira era tornar Minas o Estado amigo de quem gera empregos”,
De janeiro a setembro, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), Minas criou 110 mil empregos com carteira assinada. Para o governador, isso significa que quem investe voltou a acreditar no Estado.
Fonte: Agência Minas

Nenhum comentário

Postar um comentário

Don't Miss
© Todos os Direitos Reservados
Eu Grupiara/MG